NOSSAS AÇÕES

 

 

A Associação Civil Comunitária da Bacia da Pampulha, mais conhecida como Consórcio Pampulha, é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que promove a recuperação e a preservação ambiental na bacia hidrográfica da Lagoa da Pampulha, referência de Belo Horizonte.

 

O Consórcio desenvolve desde o ano 2000, atividades de educação ambiental através do Programa “Educação para as Águas”, buscando solucionar pela mobilização e participação social, a deposição irregular de lixo e entulho; os lançamentos clandestinos de esgotos; a erosão e o assoreamento dos cursos d’água; e a ocupação inadequada de espaços públicos. 

Entre seus princípios estão: 

 

- a preservação e a recuperação ambiental associadas ao desenvolvimento social e à qualidade de vida; 

- a articulação interinstitucional das ações de educação; 

- a vivência “in loco” de situações de reconhecimento da realidade ambiental da bacia; 

- a racionalização do uso da água e redução do lixo; 

- e a divulgação do aporte legal e institucional da política ambiental para a bacia. 

 

O Programa já atendeu um público estimado em 87.500 pessoas, utilizando como principais métodos, circuitos de percepção ambiental que percorrem a bacia visitando pontos estratégicos, e atividades de formação de multiplicadores em educação ambiental. A reciclagem é incentivada por meio de oficinas que desenvolvem a criatividade e a capacidade de produzir objetos úteis a partir de materiais recicláveis. Para valorizar a criatividade de estudantes, o Consórcio promove o Prêmio “Águas da Pampulha”, um concurso de redação e desenho aberto às escolas  localizadas na bacia. Além de divulgar o Consórcio, o prêmio também funciona como indicador da efetividade das ações de educação implementadas. O Consórcio desenvolve estas atividades considerado o conhecimento acumulado da situação ambiental da bacia e o domínio das metodologias de educação ambiental.

 

As parcerias com órgãos públicos, empresas e lideranças comunitárias, conquistadas ao longo do tempo, potencializaram as ações desenvolvidas em prol da melhoria ambiental da bacia. Conheça nosso parceiros!